Batatas assadas na grelha com vinagrete. Quando grelhadas em um pacote de alumínio, as batatas absorvem os sabores dos aromáticos da embalagem enquanto cozem no vapor e douram. Se você dobrar a receita, obterá os melhores resultados fazendo dois pacotes separados de papel alumínio. Você terá mais curativos do que precisa; as sobras são igualmente boas em tacos de peixe ou camarão grelhado.
Ingredientes (Batatas Assadas na Grelha com Vinagrete)
Para o vinagrete
- 1/2 xícara de grãos de milho frescos crus, cerca de 1 espiga
- 1/4 xícara de azeite de oliva extra-virgem
- 1 colher de sopa mais 1 colher de chá de vinagre de cereja
- 2 colheres de chá de limão fresco ou suco de lima
- 1-1/2 colher de chá de xarope de bordo puro
- 1/4 colher de chá de sal
- Pimenta do reino moída na hora
- 1 colher de sopa de cebolinhas frescas em fatias finas, corte cerca de 1 cm de comprimento
Para as batatas
- 450g de batatas para alevinos, cortadas em fatias longitudinais (metades são boas para alevinos mais finos; um quarto dos mais grossos)
- 3 a 4 chalotas grandes (cerca de 120g), descascadas e cortadas em cunhas de 1 cm de espessura (mantenha a extremidade da haste intacta)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 1 colher de sopa de ervas frescas picadas grosseiramente, como tomilho e alecrim
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 2 limões, cortados ao meio em cruz
- 90g de rúcula (4 xícaras levemente embaladas)
Modo de Preparo
Fazer o vinagrete
Primeiramente coloque metade dos grãos de milho em uma tigela média e amasse com um garfo para liberar um pouco do leite. Adicione o azeite, vinagre, suco de frutas cítricas, xarope, sal e vários grãos de pimenta. Bata bem. Junte os grãos de milho restantes e a cebolinha.
Continua depois da publicidade
Fazer as batatas
Primeiramente, prepare um fogo médio (180° C a 200° C) a gás ou carvão. Em uma tigela grande, misture as batatas, as chalotas, o óleo, as ervas, 1 colher de chá de sal e alguns grãos de pimenta.
Meça três folhas de papel alumínio, mas cada uma com cerca de 50 centímetros de comprimento. Sobreponha duas peças em um padrão cruzado. Monte a mistura de batata no meio da cruz e espalhe apenas o suficiente para formar um quadrado de espessura uniforme. Dobre cada pedaço de papel alumínio sobre as batatas para embrulhar o pacote e, em seguida, enrole o terceiro pedaço de papel alumínio ao redor do pacote para uma boa vedação.
Logo depois, coloque a embalagem diretamente na grelha. Coloque as metades do limão com o lado cortado voltado para baixo na grelha. Cubra a grelha. Cozinhe o pacote de batata por 20 minutos (você ouvirá um chiado). Durante esse tempo, levante a tampa de vez em quando para virar as metades do limão. Retire-os da grelha quando estiverem carbonizados e com aparência suculenta, mas por cerca de 15 minutos. Após 20 minutos, vire o pacote de batata e cozinhe por mais 20 a 25 minutos. Em seguida, retire o pacote da grelha e abra-o com cuidado com uma pinça. (Isso vai liberar vapor quente.) As batatas devem estar macias quando furadas com um garfo e bem douradas em alguns lugares. Se não estiverem macios, embrulhe novamente e cozinhe por mais 5 minutos.
Em conclusão
Arrume a rúcula em uma travessa pequena ou em quatro pratos individuais e distribua as batatas e as chalotas sobre as verduras. Em seguida, raspe uma das metades do limão carbonizado. Pique as raspas e polvilhe sobre a rúcula. Esprema o suco das metades do limão sobre a salada. Tempere a gosto com sal e coloque 3 a 4 colheres de sopa do vinagrete sobre as batatas e a salada.