Camarão com molho romesco e verduras. Este prato canaliza os sabores ousados da Espanha, onde o camarão é muito apreciado. Você terá sobras de molho romesco; experimente com torradas, ovos, grãos ou macarrão. Guarde o molho extra em um recipiente hermético na geladeira por até 10 dias.
Ingredientes (Camarão com Molho Romesco e Verduras)
- 4 pimentões vermelhos grandes
- 2 tomates grandes, sem caroço
- 1 bulbo de alho grande
- 7 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora
- 1-1/2 xícaras de ciabatta picada grosseiramente (cerca de 60g)
- 1/2 xícara de avelãs sem pele torradas, picadas grosseiramente
- 1-1/2 colheres de sopa de vinagre de cereja
- 1/2 colher de sopa de chipotles finamente picados em adobo, mais 2 colheres de chá de molho da lata
- 680g de acelga arco-íris (cerca de 2 cachos), caules cortados transversalmente em pedaços de 1 cm, folhas cortadas transversalmente em fitas de 3 cm, caules e folhas separados
- 680g de camarão extra-jumbo, descascado e limpo
- Folhas frescas de salsinha, para enfeitar
Modo de Preparo
Primeiramente, posicione uma grade no centro do forno e aqueça-o a 220° C. Forre uma assadeira grande com papel alumínio. Coloque os pimentões em um lado da assadeira e os tomates com o lado sem caroço voltados para baixo no lado oposto. Corte a parte superior do bulbo de alho para expor os dentes. Coloque o alho no centro de uma folha de papel alumínio de tamanho médio. Regue 1/2 colheres de sopa do azeite sobre o alho e cubra com uma pitada generosa de sal e alguns grãos de pimenta-do-reino. Enrole o alho no papel alumínio e transfira para a assadeira.
Asse, virando os pimentões ocasionalmente, até que as cascas da pimenta estejam enegrecidas por todos os lados, as cascas do tomate estejam estufadas, quebradas e carbonizadas e o alho esteja macio, removendo os vegetais do forno assim que estiverem prontos, por cerca de 25 minutos para o tomates e 45 minutos para os pimentões e o alho.
Continua depois da publicidade
Logo depois, quando esfriar o suficiente para manusear, remova a casca e as sementes dos pimentões e a casca dos tomates. Além disso, pique os pimentões e os tomates grosseiramente e coloque no processador de alimentos com a ciabatta, as avelãs, o vinagre, o chipotles e o molho, 2 colheres de sopa do óleo e 2 colheres de chá de sal. Esprema os dentes de alho na tigela do processador. Pulsar várias vezes e processar até ficar homogêneo. Deixe de lado. (O molho pode ser feito com até 10 dias de antecedência. Guarde em um recipiente hermético na geladeira.)
Logo em seguida
Leve uma grande panela com água bem salgada para ferver em fogo alto. Enquanto isso, em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa do óleo em fogo médio-alto. Quando o óleo brilhar, adicione os caules de acelga e 1/4 colher de chá de sal e cozinhe, mas mexendo ocasionalmente, até ficar macio e crocante, por cerca de 1-1/2 minutos. Adicione as folhas de acelga em lotes, mas mexendo ocasionalmente até murchar, antes de adicionar o próximo lote. Quando toda a acelga murchar, misture 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta preta. Com uma escumadeira, transfira a acelga para uma travessa grande de borda, mas deixando o líquido para trás. Cubra com papel alumínio para manter aquecido. Jogue fora o líquido, limpe a frigideira e reserve.
Na panela de água fervente, adicione o camarão e cozinhe até ficar rosa e opaco, mas por cerca de 2-1/2 minutos. Escorra e volte a colocar o camarão na panela.
Aqueça as restantes 2-1/2 colheres de sopa do óleo na frigideira reservada em fogo médio. Transfira o molho romesco para a frigideira e cozinhe, mas mexendo sempre, até aquecer por 2 a 3 minutos.
Na panela, misture o camarão com molho romesco suficiente apenas para revestir. Transfira o camarão para a travessa com a acelga, cubra com mais molho romesco a gosto, decore com as folhas de salsa e sirva imediatamente.