Geleia de Ameixa e Baunilha

Geleia de Ameixa e Baunilha

Geleia de ameixa e baunilha. Esta receita funciona com qualquer tipo de ameixa, mas eu gosto de usar ameixas italianas de fim de temporada. Seu interior denso e quase seco oferece um rendimento final mais alto do que as variedades mais suculentas. Não substitua o feijão ou a pasta pelo extrato de baunilha – seu sabor irá evaporar enquanto a geleia ferve.

Ingredientes (Geleia de Ameixa e Baunilha)

  • 900g de ameixas, sem caroço e picadas grosseiramente (cerca de 7 xícaras)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 feijão de baunilha fresco, partido e raspado ou 1 colher de sopa de pasta de feijão de baunilha
  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco

Modo de Preparo

Prepare um banho-maria de conservas e quatro potes de meio litro.

Coloque as ameixas em uma frigideira grande e não reativa. Junte o açúcar e a baunilha até incorporar bem. Deixe descansar, mas mexendo uma ou duas vezes, até que o açúcar comece a se dissolver, por cerca de 5 a 10 minutos. Leve a mistura para ferver em fogo alto. Reduza o fogo para médio alto e cozinhe, mas mexendo sempre, até que as ameixas comecem a quebrar, o líquido comece a evaporar e a mistura comece a engrossar, por cerca de 8 a 10 minutos. Junte o suco de limão. Se você achar que os pedaços de fruta são grandes demais para o seu gosto, use um espremedor de batatas para ajudar a quebrá-los.

Continue cozinhando até a geleia engrossar, mais 3 a 4 minutos; Isso é feito quando você pode puxar uma espátula através da geleia e o espaço que você limpa permanece aberto por 2 ou 3 segundos. A mistura continuará a engrossar à medida que esfria, então certifique-se de parar um pouco antes da espessura desejada. Remova e descarte a vagem de fava de baunilha, se for usar.

Em seguida, use um funil para despejar a geleia nos potes preparados, deixando espaço livre de 1 centímetro. Limpe as bordas, aplique as tampas e anéis e processe em uma enlatadora de banho-maria fervente por 10 minutos.

Remova os potes e coloque-os sobre um pano de prato dobrado para esfriar. Quando os frascos esfriarem o suficiente para que você possa manuseá-los confortavelmente, verifique os lacres. Os frascos lacrados podem ser armazenados em temperatura ambiente por até um ano. Todos os frascos não lacrados devem ser refrigerados e usados ​​imediatamente.